Traduza a página

sábado, 28 de agosto de 2010

Solidão

Imagem Google
      O planeta terra tem aproximadamente 6 bilhões de pessoas e mesmo com esse gigantesco número de seres humanos, existem homens e mulheres que sofrem de solidão. O que é solidão?. No dicionário Aurélio a definição da palavra solidão é: "Estado de quem se acha ou vive só". Solidão é a sensação de ser deixado de lado, ser rejeitado, indesejado, não ser compreendido, valorizado, solidão dói, machuca, provoca feridas, é um vazio de espírito. Nem todos os que estão sozinhos, são solitários...

      Por mais que seja pequena a diferença entre isolamento e solidão, ela existe, porque o isolamento é algo voluntário do indivíduo, geralmente para reflexão, meditação ou uma tomada de decisão importante, no geral nos proporciona a sensação de calma, paz e tranquilidade, podendo ser interrompido quando quisermos; a solidão é involuntária, depressiva e indeterminada.

      O problema da solidão é multifacetado, entretanto estaremos destacando duas razões relevantes do problema, pelas quais daremos o nome de Solidão social e Espiritual.

      Solidão social:
  
      O avanço tecnológico sem controle, está tornando a vida cada vez mais individualizada, observe em nosso dia-a-dia, quantas coisas fazemos sem o contato com outras pessoas. Antigamente, a maioria das operações bancárias eram realizadas por meio do atendimento pessoal do funcionário do banco, as pessoas conversavam na fila, hoje em dia, muitas pessoas não se dão o trabalho de ir ao banco, uma boa parte das operações bancárias são realizadas pela internet, ou caixa eletrônico.
   
      Havia, nos estacionamentos pessoas responsáveis pela entrada e saída dos carros, agora existe uma cancela monitorada com câmeras de segurança 24hs, que levanta e baixa automaticamente, você é visto, mas não vê ninguém. Nos grandes condomínios verticais, com centenas de apartamentos, fazem as pessoas viverem praticamente grudadas umas nas outras – alguém espirra no apartamento do lado e o outro diz: saúde; mas ao mesmo tempo são completamente estranhos uns aos outros; usam o mesmo elevador, o mesmo hall de entrada, mas nunca se encontram, tão perto...tão longe!.

      Outras invenções do nosso tempo contribuem, aumentando cada vez mais a solidão: A tevê, o vídeo-game, o computador. Infelizmente, o problema da solidão chegou nas famílias, hoje em dia, os pais se tornaram computadores para seus filhos, e os filhos televisão para seus pais, pois ambos investem a maior parte de seu tempo, moram na mesma casa, viajam no mesmo carro, utilizam a mesma cozinha, banheiro, pasta de dente, talheres, moram de baixo do mesmo teto, porém, são estranhos uns para com os outros.
As pessoas estão se sentindo solitária dentro de sua própria casa.

Imagem  Google
      A tecnologia veio para facilitar a vida do ser humano, porém tem dispensado o ser humano, criando abismos entre as pessoas, construindo muros em vez de pontes. Muitas pessoas acreditam se fossem ricas, a realidade que vivem, seria diferente, não existiria solidão. Se as riquezas solucionassem o problema da solidão, os ricos não seriam solitários. Ex: Atriz de Hollywood.

      
      Mesmo com todo dinheiro, poder, reconhecimento que a fama pode proporcionar a pobre rica mulher se suicidou .

      A grande maioria dos atores e atrizes do mundo, gostariam de um dia realizar um filme em Hollywood. Uma jovem conseguiu realizar esse grande sonho, tornou-se uma celebridade internacional, socialmente falando, tinha tudo do bom e do melhor; mansão, muito dinheiro, fama, poder, era invejada, desejada, amada e idolatrada onde passava, porém um dia, amanheceu morta, do seu lado estava um bilhete, que resumia como ela estava vivendo:

      "Tenho fama, dinheiro e sempre estou rodeada de pessoas, entretanto, não quero mais viver, pois é insuportável viver com essa solidão". 

      A solidão não é ausência física de uma companhia humana é a necessidade de um relacionamento, profundo, caloroso e significativo, é extremamente relevante colocar, que, a companhia só se torna agradável, profunda, calorosa e significativa, quando Deus reina nos corações das pessoas. Ao observarmos nossa sociedade, percebemos que existem situações em que o indivíduo está cercado por pessoas e ainda, se sente solitário, "a sociedade não valoriza o que a pessoa é, e sim o que ela pode oferecer". 

      Em nosso cotidiano é normal encontrar jovens gastando seu salário com roupas, tênis de marca, motocicletas; "Honda titan", gastam aquilo que não tem, para pertencerem a um grupo social, os que não tem roupas, tênis de marca, motocicletas; "Honda titan", não podem fazer parte do grupo, hoje em dia, a amizade não é com as pessoas e sim com os bens materiais das pessoas.

      Não é apenas bom ter amigos, é essencial. Gên: 2.18, o homem foi criado por Deus, com a necessidade de outro ser humano. A solidão é contrária a natureza do homem, Deus criou o ser humano para viver em companhia com o outro ser humano. Se realizássemos uma pesquisa com os presos de uma penitenciária, sobre o que é mais detestável para eles, certamente muitos, colocariam em questão o horror da "solitária", como uma das maiores punições.

      Solidão Espiritual:
  
      É Decorrente da separação do homem com Deus. Quando o homem pecou, a primeira coisa que sentiu falta, não foi da natureza, trabalho, comida, família, mas a de Deus. Gên: 4.26. Essa fome, espaço vazio no formato de Deus que todo o ser humano tem, deve resultar na busca, procura, encontro com Deus, porém, não é sempre isso que acontece, as pessoas, tentam preencher esse vazio no formato de Deus com; trabalho, comida e descanso.

      Quando o ser humano não vive o propósito de Deus em sua vida (adoração, glorificação, obediência a Deus), sua vida perde todo o significado. O distanciamento de Deus, resulta em uma descaracterização do ser humano, fazendo dele um ser irracional, sua vida se resume em trabalhar, comer e descansar, quem vive em função destas coisas, não é ser humano, mas animal irracional.

      O homem pecou Rom: 3.23, e o resultado do pecado é a morte Rom: 6.23. É terrível viver solitário, porém, mais terrível ainda é passar a eternidade sendo um solitário de Deus. É um sofrimento bem maior do que a solidão que você sentiu ou está sentindo Luc: 16.23-24, é um sofrimento que não tem fim. Estaremos livres da ira de Deus, se aceitarmos o amor de Deus Jo: 3.16, Cristo é o caminho que nos leva a Deus e só através Dele que encontraremos o sentido da vida Jo: 14.6.

      Vamos aprender um pouco mais, como vencer a solidão:
   
      Primeiro: Precisamos admitir que somos solitários/as, e precisamos de ajuda.
      Segundo: Identificar a causa da solidão.
      Terceiro: Admitir que precisa de ajuda, pois, jamais conseguiremos vencer a solidão sozinhos (as).

      Analisando a história da mulher enferma em Luc: 8.43-48, podemos aprender lições preciosas para o nosso cotidiano. A mulher estava rodeada de pessoas, entretanto estava sozinha.

      No vs 43, relata , que, a mulher estava sofrendo por doze anos. Quanto tempo você se sente solitário/a?, onde, o que, no que você está procurando a solução para esse problema, ninguém teve condições de curá-la, depositou sua esperança nos médicos; nada conseguiu, depositou sua esperança no dinheiro, nada conseguiu.

      Se os médicos fossem a solução para esse problema , os mesmos não se sentiriam solitários, se a solução está no dinheiro; os ricos não sentiriam solitários, a solução não estão nas drogas e álcool; pois nada mais é do que uma maneira covarde de fugir da realidade em que se vive, balada; muitos vão em busca de diversão, paqueras e amizades, mas tem encontrado a morte, se a solução está nas viagens, os motoristas e pilotos não se sentiriam solitários, se está no futebol, os jogadores não se sentiriam solitários, só encontraremos a solução para a solidão, quando tornarmos amigos de Jesus Cristo.

      Essa mulher sentiu sofrimento maior ou semelhante, daquilo que você já sentiu ou está sentindo.

      Primeiro : Tratava-se de uma mulher. Vivemos em uma sociedade preconceituosa, porém naquela época era extremamente maior o preconceito.
      Segundo: Sem condições de sobrevivência, pois havia gastado todo o seu dinheiro com o tratamento da sua doença e não existia a mínima possibilidade de arrumar emprego, pois quem contrataria uma doente para trabalhar em sua empresa, uma pessoa que mal conseguia andar, sua doença na época, era quase incurável, impossível. Atenção. Se uma pessoa dizer a você que é impossível fazer isso ou aquilo. Lembre-se sempre  
      
      "O impossível de hoje é o milagre de Deus amanhã". 

      A mulher enferma foi ao encontro de Cristo, no texto relata que ela veio por trás de Jesus e lhe tocou as vestes, vamos congelar essa cena em nossas mentes, e paremos para refletir. Quantas pessoas ela recorreu e não poderam resolver seu problema, de repente ela só conhecia as pessoas pelas costas, pois as mesmas a ignoravam, quantas continuaram seu caminho, outras talvez pararam, mas como sempre, não conseguiam resolver seu problema.

      A mulher aguardava uma oportunidade que poderia transformar sua vida, aguardava Jesus Cristo, a oportunidade havia chegado e a oportunidade estava passando, porém essa valente mulher, não a deixou escapar, foi atrás dela, mesmo com seu corpo sendo torturado pelas incessantes e dolorosas contrações, estava cansada, sozinha, mas havia uma esperança com o nome de Jesus. Cristo transformou sua vida.

      Não sei que tipo de enfermidade você tem e quanto tempo você tem essa enfermidade, porém tenho convicção de que Cristo pode te ajudar, assim como ajudou essa mulher. A oportunidade está na sua frente, ela pode ir embora, e você pode perdê-la, por isso enquanto você tem a oportunidade de aceitar Cristo como seu Salvador, faça agora, hoje, nesse momento e você será,
um milagre de Deus.


Por Juanildo de Melo

Um comentário:

  1. Glória a Deus por mais um meio de evangelização. Que o Senhor possa transformar cada vida que lê o conteúdo desse blog.
    Pois sabemos que apenas Cristo é o caminho a verdade e a vida.

    ResponderExcluir